segunda-feira, 23 de abril de 2012










O estágio de docência em Anos Iniciais foi realizado em uma escola pública na cidade de Salvador-Ba. Foi realizado em dupla, pelas acadêmicas: Giselda Gomes da Cruz e Rosangela Amorim. Acompanhou-me no estágio, a professora regente do Estágio IV da Educação de Jovens e Adultos, tendo sua formação no curso: Pedagogia.

O Estágio na Educação dos Anos Iniciais Supervisionado é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96). O estágio é de fundamental importância, necessário para a formação profissional, com fins de aproxima a teoria com a vivencia em sala de aula, ajustar experiências anteriores com as atuais, às exigida no mercado de trabalho estabelecendo assim um elo entre a teoria e a prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia – Faculdade Montessoriano de Salvador, 8º semestre, da disciplina Estágio Curricular Supervisionado dos Anos Iniciais, Ministrada pela Professora Marta Alencar, como cumprimento da exigência da Lei. O estágio foi realizado na Escola Municipal..., no período de 09 de abril a 16 de maio de 2012. A realização deste estágio está subdividido em dois momentos: observação (20 horas), pratica do projeto (80 horas), totalizando as 100 horas obrigatórias. 

Este tender fortalecer a relação de estagiárias de ensino, baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento das competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal, este se constitui em importante instrumento de conhecimento, de integração do aluno com a realidade local, social, econômica e do trabalho  área profissional.

Portanto, um passo que acreditamos que a educação é à base do conhecimento para um mundo menos desigual, partindo dessa premissa que a educação deve em sua totalidade, informar, construir, analisar, contribuir, resolver, criticar e educar, pois só se é possível ensinar a partir da teoria e as articulações com a prática,  elaborar, cumprir, avaliar, errar, acertar, ensinar, aprender, com prazer, estes compõe o faz docentes.

Dessa forma podemos preparar os alunos para uma melhor aprendizagem, que no futuro bem próximo possam reconhecê-la, este será fruto do trabalho humano, como tal, está sujeito a erros, acertos, modificações e evolução do tempo, em função do uso que se faz dela, sendo mais participativo, crítico tanto na escola como na sociedade, transmitindo o real significado do que esta aprendendo. 

OBJETIVOS DO ESTÁGIO

·         Acompanhar e refletir sobre aspectos e/ou concepções presentes no cotidiano educacional em todas as suas dimensões.
·         Observar e exercer as competências exigidas na prática profissional relativas ao contexto da Educação de Jovens e Adultos.
·         Exercer a docência e outras atividades do Projeto Pedagógico em instituições campos de estágio.
·         Colocar os estudantes em contato com a situações reais de trabalho, através do desenvolvimento de atividades relacionadas a sua área profissional.
·         Integrar equipe e alunos da  Faculdade Montessoriano á proposta de estágio da instituição, permitindo-lhes atuar como Pedagogos, para que possam mediar as ações que se desenvolvem na Escola, e no contexto da sala.


1.0  CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E TURMA

1.1  INSTITUIÇÃO    
                  
A escola possui como objetivo o ensino voltado para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e SEJA.
O ensino Fundamental I e a Educação Infantil são oferecidos  nos turnos matutino e vespertino, e no ano de 2001 foi implementando o programa de Educação Básica para jovens e adultos (PEB), nos níveis I e II, no turno noturno.
Em um bairro  bastante populoso e a escola atende a uma clientela de classe Popular. Trata-se de uma clientela que é carente e que deposita na escola suas expectativas de um futuro menos incerto, e de uma melhora na sua condição de vida , seja a nível econômico, social  e cultural.

1.2 ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A escola é de pequeno porte e possui em seu espaço físico, uma área externa descoberta, quatro salas de aula, uma cantina, uma secretaria com banheiro para os professores, dois banheiros, na área junto a cantina, para utilização dos educandos.

Quanto aos recursos materiais eequipamentos, existem duas televisões, aparelhos de DVD, computadores, Impressora, armarios nos quais se armazenam os materiais didáticos, paradidáticos, de limpeza e higiene.

Em relação aos recursos humanos que compõem a instituição, uma diretora, uma coordenadora, três professoras, uma cozinheira e auxiliar, dois auxiliares de limpeza, três porteiros que se revessam em turnos.
A sala de aula na qual realizamos o estágio possui 02 grandes janelas, 01 porta de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, dois armários, uma estante com livros infantis, quadro branco, uma mesa do professor, 30 cadeiras e dois ventiladores de teto.

A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças no turno matutino e vespertino.

 1.3 A TURMA

A turma de Educação de Jovens e Adultos, possui dezoito alunos matriculados, mas apenas quinze frequentam regularmente a escola em alguns dias não comparecem todos os educandos.

A faixa etaria é de 18 a 60 anos de idade. A maioria dos alunos reside na área perto da escola ou adjacencias e vem a pé. A regente da sala entrou no mesmo período, pois a antiga professora teve que se ausentar devido a problemas de saúde, para os alunos não ficarem sem aula a coordenadora que aplicava as aulas até a chegada da nova professora.

2.0  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ESTAGIO A RELAÇÃO TEORIA/PRATICA)

A busca por referências que gerem a compreensão da dinâmica do educador na escola publica, dedica-se na ação do estágio de regência, na educação de jovens e Adultos por acreditar que o educador é o elemento fundam, em tal para proporcionar o que propõe a - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 1º: “A educação abrange processos formativos que se desenvolvam na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (MEC, 1996, p. 39).

Segundo Gadotti,  os jovens e adultos trabalhadores lutam para superar suas condições precárias de vida(moradia, saúde, alimentação, transporte, emprego etc.) que estão na raiz do problema do analfabetismo. (GADOTTI, 2008, p.31) Muitos alunos vê a educação como forma de mudar de vida, pois  na infância não puderam estudar por motivos: péssima condições de vida, interesse da família em matricular na escola e falta de entusiasmo para aprender entre outros.

O papel do educador é mediar a aprendizagem, priorizando, nesse processo, a bagagem de conhecimentos trazida por seus alunos, ajudando-os a transpor esse conhecimento para o "conhecimento letrado". Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar, enfrentar, propor, envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento; explicitar a relação com o saber, utilizar novas tecnologias; explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino.


3.0  APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS (OBSERVAÇÃO/ PLANEJAMENTO PARA APLICAÇÃO DO PROJETO)

A observação para as intervenções futuras foi feita no período noturno, durante uma semana, dias  09 a 18 de abril de 2012. Conforme combinado a coordenadora nos passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; Português e Matemática. Pois ela estava ocupando o lugar da professora que devido a problemas de saúde não pode ficar em sala de aula, enquanto a Secult enviava a professora regente (a estagiária). Durante esse período, houve também a interação com professora de música.

As 18h30min os alunos começam a chegam na escola, são recebidos com respeito pelo porteiro e logo após pela merendeira que pergunta se querem lanchar,  depois dirigi - se a sala de aula, onde encontram a professora regente.

Ao chegar à sala de aula, os jovens e adultos já estavam nos esperando. Pois, a coordenadora havia lhes avisado com antecedência, da nossa presença e permanência nas aulas durante aquela semana. Confesso que a primeira vez frente à turma- ficamos um pouco sem saber por onde começar (nervoso).  Mas, logo superamos pela vontade de ajudar aquela turma e passar alguns conhecimentos às alunos, que a essa altura, prestavam atenção em todos os nossos movimentos. Ou seja, a nossa postura, (comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelos alunos.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 15 ou 18 alunos. Onde cada uma desses educandos tem sua peculiaridade. Ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.

 4.1 RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO

O relacionamento da professora e de dedicação e prazer no que faz se mandem sempre tranquila, atenciosa com todos os alunos, durante as aulas mantém o mesmo tom de voz e quando é preciso, no surgimento de algo inconveniente, ela chama dos alunos. Durante a aplicação da aula, ela faz com que todos participem mesmos aqueles que têm o ritmo de aprendizagem diferente.

A relação entre os alunos e de respeito e de uma convivência pacifica em sala de aula, salvo uns ou outros momentos em que existem “discussões” por algo, como em querer falar, mas o que é natural do ser humano .A professora consegue manter uma boa relação ao lidar com estas situações quando elas ocorrem, trazendo os educandos a uma reflexão nas suas atitudes tomadas.

4.2  RELAÇÃO ALUNO X ALUNO
 
Os alunos são comunicativos, alegres, participativos uns com os outros.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos alguns são tranquilos e outros são mais  agitados, e alguns disperso quanto à proposta da tarefa.  No mais a afinidade entre todos é muito saudável e prazerosa. 

4.3  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A professora desenvolve um procedimento em que os conteúdos trabalhados sejam de forma interdisciplinar, contextualizando com a realidade sócio-cultural da turma apreciando também a cultura local, são realizadas atividades em que essa aprendizagem seja significativa para os alunos. 

O  livro didático é usado por alguns alunos, o uso do caderno e frequente e atividade xerografada. A professora Catia trabalha numa abordagem progressista, sempre trazendo os temas abordados relacionando-os ao cotidiano do aluno, as sua vivências.As atividades são diferenciadas, pois existe três grupos diferenciados de alunos.

 REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto Secretaria da Educação Fundamental – Referencial curricular nacional para educação infantil, Brasília, MEC/SEF, 1998, Vol I
GADOTTI, Moacir. Educação de jovens e adultos: teórica e proposta-10.ed. São Paulo: Cortez.2008.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponivel em: portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em 12.04.2012



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