terça-feira, 5 de junho de 2012



Considerações sobre o Estágio

A educação de jovens e adultos como uma modalidade de ensino específica da educação básica que se propõe a desenvolver o conhecimento e a integrar a diversidade cultural dentro de um processo educacional aberto para atender a um público que foi negado o direito a educação durante a infância e a adolescência. Esse tipo de ensino tem uma realidade distinta das demais modalidades. O estágio foi desenvolvido em uma sala com alunos do Estágio IV na Escola Municipal União Caridade e Abrigo.
A proposta de estágio foi delineada a partir do conhecimento teórico adquirido em discussões em sala durante as aulas de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais, contemplando duas etapas: observação das aulas e Aplicação do Projeto. Trabalhar com Jovens e Adultos é uma prática desafiadora para o profissional da educação, visto estes serem estes sujeitos históricos concretos, ativos na sociedade onde estão inseridos e que voltam à escola muitas vezes depois de muitos anos sem estudar. Não é pertinente, portanto, que sejam tratados da mesma forma que os alunos do ensino regular. A própria organização do trabalho escolar tem de ser diferenciada.
Construir uma EJA que produza seus processos pedagógicos, considerando quem são esses sujeitos, implica pensar sobre as possibilidades de transformar a escola que os atende em uma instituição aberta, que valorize seus interesses, conhecimentos e expectativas; que favoreça a sua participação; que respeite seus direitos em práticas e não somente em enunciados de programas e conteúdos; que se proponha a motivar, mobilizar e desenvolver conhecimentos que partam da vida desses sujeitos; que demonstre interesse por eles como cidadãos e não somente como objetos de aprendizagem.
O educador é acima de tudo um ser pensante, ele transforma a informação em conhecimento investigando e refletindo sobre o que ele ensina e como ele deve ensinar. É com essas reflexões que procura melhorar a sua maneira de ensinar, mostrando a importância dos saberes, no interior da sua prática docente, aperfeiçoando   os processos metodológicas e desenvolvendo o seu raciocínio crítico para a construção de suas metas.

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