terça-feira, 1 de maio de 2012

DIÁRIO DE BORDO  


Fizemos uma visita na escola para nos apresentarmos e levar a carta de apresentação e os documentos precisos para começar o estágio. Fomos informadas que ficaríamos com uma turma de Jovens e Adultos com 15 a 18 alunos  Começamos as observação com duração de 5 dias e essa observação teve inicio logo após o feriado da Semana Santa para nossa surpresa recebemos a informação que íamos fazer e aplicar o projeto proposto todas na mesma sala sendo que cada dupla de estagiárias ficaria com 06 alunos

No primeiro dia da observação, observamos que os alunos começam a chegar às 18h e são recebidos pela tia da cozinha, que pergunta se querem o lanche e serve sempre com um grande sorriso no rosto, os funcionários estão sempre de bom humor para atender a todos.

Ao chegamos à sala de aula depois do lanche servido antes das aulas os  alunos ficaram meio desconfiados e começaram a fazer perguntas o porque de estamos ali com eles  pois nunca iriam esperar que isso acontecesse, quatro professoras de uma vez na sala deles, em seguida  foi feita a nossa apresentação cada uma falou o seu nome e o porque e até quando íamos ficar com eles, a partir daí começamos a nossa observação e constamos logo o grau de dificuldade dos alunos era grande.

Ficamos com dois a três alunos para dar um auxílio extra a professora para observar melhor o desenvolvimento nas atividades feita pela professora  e com isso  conhecemos as dificuldades de todos os jovens e adultos e suas necessidades. De segunda à quarta, a aula é só com a professora, e dia de quinta tem aula de música e informática. Nessa semana eles só tiveram aula de música. A professora trabalha com a dicção e coordenação motora, só alguns alunos participam, pois muitos não acham interessante a aula. Até a professora achou estranho que duas alunas que nunca tinham frequentado a aula, frequentou nesse dia. Na sexta tem aula normal, com uma frequência muito baixa.dos alunos 

Na segunda e terceira, quarta e a quinta observação, já tínhamos noção do que e como aplicar o projeto de acordo com as dificuldades apresentadas, de comum acordo com a professora e a coordenadora da escola. O projeto recebeu o nome de “PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”, que tem como objetivo explicar a importância da leitura para fortalecimento da cidadania.
 
Pesar de toda dificuldade apresentada pelos alunos, eles tem forçada de vontade de aprender e o maior desejo que é comum entre eles e aprender a ler, a partir dessas observações o desafio vai ser grande, pois nem todos os alunos não sabe ler e só escreve os nomes olhando na ficha, mas esse desafio vai ser prazeroso.
 
A aplicação do projeto Leitura e Escrita começou no dia 19 de abril, com previsão para acabar no dia 01 de junho de 2012. A professora regente deu continuação a sua rotina, dividimos a turma em três grupos para ajudá-la, então pudemos trabalhar com seis alunos que têm dificuldades semelhadas. Na primeira semana trabalhamos com as vogais, leitura do livro “A casinha pequenina” de Ziraldo. Percebemos nesse trabalho que alguns não conhecem as vogais e nem o alfabeto decidimos aplicar atividade xerocada e procuramos trabalhar as   atividades de forma clara e objetiva para o entendimento ser mas   foi realizada com nossa orientação e transcorreu naturalmente aqueles que sentia muita dificuldade procurava a nossa ajuda  perguntando indagando o como era aquela atividade tinha que ser feita.
 
Explicamos o que é uma parlenda e foi lido a parlenda “BOCA DE FORNO”, que os alunos conheciam, pois na infância cantavam. Pedi para que eles localizassem palavras escritas com a letra “B” e tivemos um pouco de dificuldades, falamos a parlenda e na hora de ler a palavras com B, repetíamos várias vezes e localizávamos com o dedo, até que um dos alunos percebeu e informou. Na hora da atividade para escrever a letra b, alguns tiveram dificuldades, pois tivemos que colocar pontilhados para eles cobrirem, uma outra observação do nosso grupo tem dois alunos que trocam o B pelo D, houve dificuldade maior em aplicar a parlenda com esses alunos, decidimos trabalhar com eles individualmente apresentando o alfabeto móvel e até mesmo o alfabeto escrito no mural e no livro.
 
A leitura é sempre coletiva, pois eles não são alfabetizados. O maior desafio é os fazer conhecerem as letras e sílabas. Em termo de frequência, a turma é assídua, mostraram que estão dispostos a aprender e a sala está sempre cheia.

Trabalhamos todo momento com palerdas e travas língua e não deixamos de intercalar as atividades com o livro dos alunos, pois os próprios alunos cobravam isso e achamos melhor trabalhar dessa maneira pois com a nossa saída não ia interferir muito com a continuidade da professora em sala de aula.
os alunos aceitaram muito bem e vibravam com cada atividade aplicada, era novidade pois Rosangela e Eu trabalhamos com 03 (três) alunos cada uma, ficou melhor para explicar e ensinar individualmente e o aproveitamento foi melhor e significativo alcançamos os nossos objetivos, que foi o aprendizado de cada um dos nossos alunos.
A finalidade de cada atividade aplicada no projeto foi fazer com que cada aluno tomasse conhecimento das letras do alfabeto pois trabalhamos com alfabeto móvel e forçamos a leitura da maneira deles é claro do conehcimento das letras dos proprio nomes pois nenhum deles tinha esse conhecimento até então, porque simplesmente copiavam sem sber o que estavam copiando e a parlenda e o trava lingua forçou a cada um reconhecer as letras e as palavras associada a um objeto estudado nas parlendas e trava lingua, rotulos, lista de compras,  tudo que envolve o dia a dia dos alunos para or econhecimento das palavras estudadas.
Algumas Parlendas como:
Era vz uma Bruxa
Corre Cutia
Boca de Forno
Bote a bota no bote e tire o pote do bote
Caju
Algumas Trava língua:
O Pato Pereira
Oha o sapo dentro do saco
Um dois feijão com arroz

 















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