quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROJETO: LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Alfabetização e letramento: Qual o papel principal no EJA?

É um processo de ensino e aprendizagem da língua que visa o desenvolvimento da competência discursiva (ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos), para permitir o conhecimento no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

Os adultos não alfabetizados da nossa sociedade letrada  não desconhecem o sistema da escrita e sua função. Como as crianças, eles apresentam o critério de quantidade mínima e de variedade interna de letras (um texto, para ser lido e escrito, necessita de certa quantidade mínima de letras – duas ou três – não repetidas várias vezes).  Suas produções de escrita correspondem às das crianças não alfabetizadas (escritas pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética), mas não recorrem a desenhos para produzir escrita nem criam outras letras que não as usadas convencionalmente.

Alfabetizar no EJA não é tarefa fácil, pois a clientela em sua maioria são pessoas de meia idade, que possuem uma rica experiência de vida e que precisa ver funcionalidade naquilo que se é proposto a ser ensinado. Desse modo, os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos precisam ser atentos, observadores e principalmente pesquisadores, pois precisam oportunizar a esses alunos o acesso à cultura letrada Isso implica necessariamente a revisão do papel da escola, do professor, nas novas concepções de ensino e aprendizagem e dos conteúdos a serem abordados nesses processos.

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