segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conheça os volumes produzidos pela Ação Educativa e publicados pela Editora Global na coleção Viver, Aprender

Viver, Aprender é uma coleção de livros dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pela ONG Ação Educativa e pela Editora Global. Voltados à alfabetização, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Inglês, as obras trazem conteúdos atualizados e de acordo com os Parâmetros Curriculares de EJA definidos pelo Ministério da Educação.
Conheça os volumes que compõem a coleção. Além da descrição das obras, é possível folhear virtualmente alguns dos exemplares.


ALFABETIZAÇÃO

Viver, Aprender – Alfabetização

Destinada a estudantes que iniciam o processo de alfabetização em programas de EJA. É importante considerar que a alfabetização relaciona-se com o processo de conquista de cidadania, no qual pessoas excluídas de seus direitos sociais podem ter acesso a bens culturais que as apoiam e fortalecem na luta pela conquista e garantia de seus direitos. A obra integra propostas para o aprendizado da linguagem escrita e noções básicas de Matemática. O livro do estudante está organizado em quatro eixos temáticos voltados à investigação da realidade local e à mobilização de todos os envolvidos nesse processo, para lidarem com questões que os afetam no cotidiano.Contempla aspectos da diversidade cultural brasileira, promove o respeito humano e a tolerância, além de possibilitar o diagnóstico da realidade local e a tomada de consciência sobre as condições de vida e trabalho de jovens e adultos.

A organização do livro

Escrito em letra bastão, o livro do estudante é organizado em quatro eixos temáticos voltados à investigação da realidade local e à mobilização dos estudantes e alfabetizadores em torno da resolução de problemas e questões que os afetam no dia a dia

Eixo 1: Gente do Brasil – abarca diferentes dimensões que identificam as pessoas: suas histórias e modos de vida, as características que as diferenciam, a cronologia da vida, o espaço de vivência, as formas de expressão e cultura. Enfatiza o reconhecimento das singularidades e da diversidade do povo brasileiro, a tolerância, a não discriminação e a solidariedade.

Eixo 2: Nosso trabalho – engloba o reconhecimento dos saberes que jovens e adultos constroem no campo profissional. Aborda informações sobre as condições de trabalho na cidade e no campo, a tomada de consciência sobre direitos e conquistas dos trabalhadores e o papel do Estado e da comunidade na edificação de uma sociedade democrática.

Eixo 3: Patrimônio cultural brasileiro – realça o papel de todos na construção de nossa cultura, enfatizando as diversas bagagens e heranças culturais que conformam nossos hábitos, costumes, modos de vida, crenças e valores.

Eixo 4: Patrimônio ambiental brasileiro – parte do estudo da biodiversidade do país e da diversidade cultural do povo brasileiro. Abarca o reconhecimento dos efeitos da ação humana no meio ambiente, os sentidos do progresso técnico, econômico e social.
A obra está subdividida em 26 lições, que podem ser desenvolvidas individualmente em uma semana de aula (de quatro a cinco dias letivos, com carga horária entre duas e três horas), possíveis de serem realizadas em períodos letivos entre oito a dez meses, para adequar-se à realidade da maior parte dos programas de alfabetização.








Estudantes jovens e adultos transitam com autonomia no mundo da escrita, experimentando diversas práticas comunicativas


Viver, Aprender – Ensino Fundamental - 1º segmento - vol. 1


Destina-se aos estudantes que realizaram curso de alfabetização e que pretendem dar continuidade aos seus estudos em classes do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. A coleção oferece possibilidades para que estudantes jovens e adultos possam transitar com autonomia no mundo da escrita, experimentando diversas práticas comunicativas. Os temas e atividades propostos favorecem o debate, a busca de novos conhecimentos e a participação ativa na sociedade. A coleção abarca conhecimentos relacionados à Língua Portuguesa, Matemática, Artes e de Estudos da Sociedade e Natureza tratados em uma perspectiva interdisciplinar. Apresenta aos estudantes um amplo e variado repertório de textos verbais, não verbais e mistos para leitura e discussão, adequados a essa etapa do processo de escolarização, incluindo, por exemplo, exploração de fotografias, obras de arte, letras de música, gráficos, mapas, tabelas e ilustrações diversas, relacionadas aos temas propostos. Permite aos estudantes não só a maior proficiência na leitura e produção de textos e a continuidade do seu processo de escolarização no Ensino Fundamental, como sua inserção em práticas sociais mediadas pela cultura escrita.


Viver, Aprender – Ensino Fundamental - 1º segmento - vol. 2

Vol. 1 – Vivências e diversidade

O volume denominado Vivências e diversidade abarca 4 eixos interdisciplinares que destacam temas como a identidade e diversidade cultural, o desenvolvimento humano, a vida nas cidades e a sexualidade. A identidade pessoal é abordada em conexão com as identidades sociais que se constituem a partir das diferentes dimensões da vida humana: do cotidiano, temporal, territorial, do mundo do trabalho, da cultura e da imensa variedade linguística brasileira. O contato com gêneros como biografia, documento histórico, tirinhas em quadrinhos, poema, receita, letra de música, texto expositivo, textos da esfera jornalística, além de fotos, esquemas, mapas e tabelas associa-se a esses objetivos. Todos os textos e atividades foram selecionados e planejados para contemplar as especificidades do público jovem e adulto que continua em processo de aquisição da escrita.

Vol. 2 – Direitos e participação

Viver, Aprender – Ensino Fundamental - 1º segmento - vol. 3
Viver, Aprender – Ensino Fundamental - 1º segmento - vol. 4


O volume denominado Direitos e participação foi organizado em cinco eixos interdisciplinares que abordam a relação do ser humano com o meio ambiente, a sociedade de consumo, a participação política, o mundo do trabalho e os direitos humanos. Para desenvolver a prática da leitura e da escrita, os conhecimentos matemáticos e alguns conceitos básicos da área de Estudos da Natureza e Sociedade, recorre-se a variadas situações e problemas do cotidiano vivenciados por jovens e adultos. Mais do que isso, proporciona a reflexão sobre sua atuação como individuo e cidadão na sociedade em que vivemos. Destaca-se o trabalho com a leitura e produção de diversos tipos de textos, como: textos de leis, cartazes, lendas, propagandas, notícias, folhetos informativos, cartas de solicitação, provérbios e crônicas.




 Os autores da coleção

Língua Portuguesa – Clecio Bunzen e Márcia  Mendonça
Matemática - Maria Amábile Mansutti
Estudos da Sociedade e da Natureza –  Marina Marcos Valadão, Roberto Catelli Jr e Roberto Giansanti
Consultores:
Arte – Roseli Cassar Ventrella
Matemática – Dulce Satiko Onaga
Letramento – Vera Masagão Ribeiro
Ciências – Luciana Ribeiro Guimarães






 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário